sábado, 24 de maio de 2008

Algumas curiosidades (:

Sabias que

Os 11 dias mais quentes de que há registo ocorreram todos desde o início dos anos 90.
De acordo com as previsões dos cientistas, as temperaturas globais podem aumentar entre 1,1°C e 6,4°C neste século se não for tomada nenhuma acção para reduzir as emissões.
Cada cidadão europeu é responsável pela emissão de 11 toneladas de gases com efeito de estufa por ano, das quais cerca de 9 toneladas são constituídas por CO2.
Os agregados familiares utilizam um terço da energia consumida na EU e são, por isso, responsáveis por cerca de 20% das emissões de CO2 ligadas à energia. 70% da energia utilizada pelos agregados familiares é consumida no aquecimento da casa, 14% no aquecimento de água e 12% em iluminação e electrodomésticos.
Os automóveis particulares são responsáveis por 10% das emissões de CO2 da UE.
A Europa alberga apenas 7% da população mundial mas usa 20% dos recursos mundiais em termos de fibras, alimentos, energia e tratamento de resíduos.
Em média, cada europeu produz 1 kg de lixo diariamente. Por ano, produzimos um peso equivalente a 4 000 torres Eiffel em resíduos de embalagens e este valor está a aumentar.Os 11 dias mais quentes de que há registo ocorreram todos desde o início dos anos 90.

3 comentários:

Anónimo disse...

estes dados sao muito interessantes, a partir de agora vou ter mais cuidado em casa!

trilhos.do.lobo disse...

Para ter sucesso neste mundo não basta ser estúpido, é preciso também ter boas maneiras.

fantastico blog

Maria Luisa disse...

Estes dados devem fazer-nos reflectir sobre as nossas acções e sobre aquilo que podemos fazer para melhorar estes valores e situações. Aconselho a leitura de alguns artigos sobre o ambiente e a sustentabilidade ambiental publicados na revista GINGKO e que podem ser consultados em: http://revista.gingko.pt/#/20/